O valor de se colocar no lugar do outro
Por André Luiz Santiago Eleutério
Às vezes, nós mal conseguimos entender a nós mesmos. Nossos sentimentos se misturam, nossas dúvidas surgem, e, em muitos momentos, nos sentimos perdidos. Agora, imagine como é tentar entender outra pessoa… Parece difícil, né?
Vivemos em um mundo onde todos estão com pressa, onde ninguém parece ter tempo para ouvir de verdade, para parar um pouco e olhar para o outro. Mas, será que, ao menos uma vez, tentamos nos colocar no lugar do outro? Não é fácil, eu sei. Muitas vezes, nem conseguimos lidar com nossos próprios problemas, nossos próprios medos. Como, então, entender o que o outro sente?
Mas sabe de uma coisa? Quando nos esforçamos para ver o mundo com os olhos de outra pessoa, algo mágico acontece. Sentimos que não estamos sozinhos, que todos enfrentam suas próprias batalhas. E, mais importante, aprendemos a ser mais gentis. Porque, afinal, cada um carrega suas dores, seus sonhos e suas dúvidas.
Se cada um de nós tentasse, pelo menos por um instante, se colocar no lugar do outro, o mundo seria um lugar melhor. Não porque entenderíamos tudo, mas porque teríamos mais empatia, mais paciência. E quem sabe, dessa forma, aprenderíamos a lidar com nossos próprios sentimentos também.
Então, que tal tentar? Que tal hoje, só por hoje, parar um pouco e pensar no que o outro está passando? Afinal, o que nos faz humanos é essa capacidade de sentir, de compreender e, acima de tudo, de estender a mão. Mesmo que às vezes seja difícil.