Reações de Dor, Julgamentos de Quem Não Sente

Reações de Dor, Julgamentos de Quem Não Sente

Por André Luiz Santiago Eleutério

Ninguém sabe o peso que o coração carrega até viver na pele as marcas da dor. A sociedade tem o hábito cruel de silenciar o sofrimento, mas amplificar as reações de quem sofre. É como se as ações que nascem da dor fossem sempre um erro, enquanto os atos que ferem passassem despercebidos.

Quantas vezes você sentiu que suas lágrimas eram vistas como fraqueza? Que sua defesa era tratada como exagero? As pessoas que ferem dificilmente se desculpam, mas a maneira como você responde ao impacto dessas feridas vira alvo de críticas. Você é julgado não pelo que passou, mas por como reagiu.

Dizem que a dor ensina, mas ela também molda o modo como vemos o mundo. Quem sofre se defende, se protege, luta para continuar em pé. No entanto, a sociedade insiste em pedir que a gente reaja com calma, como se o coração pudesse silenciar suas próprias cicatrizes.

Você não precisa se desculpar por lutar à sua maneira. Não se culpe por gritar quando o silêncio é insuportável, por cair enquanto tenta se levantar. Sua dor é legítima, e a sua reação, seja qual for, é a prova de que você ainda está aqui, enfrentando as batalhas que ninguém viu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima