Aceitar o Que as Pessoas Podem Dar
Por André Luiz Santiago Eleutério
Você já se perguntou por que alguém te tratou mal, mesmo quando você foi super legal com essa pessoa? Eu já pensei nisso muitas vezes. Ficava triste, tentando entender o que eu tinha feito de errado, ou por que não recebia o mesmo carinho que eu oferecia. Era algo que me deixava chateado e, muitas vezes, fazia eu me sentir mal comigo mesmo.
Mas, com o tempo, percebi uma coisa muito importante: cada pessoa só consegue dar o que tem dentro de si. Isso significa que, mesmo que você seja gentil e trate as pessoas com muito carinho, elas podem não ser capazes de fazer o mesmo. Isso não significa que você não seja uma boa pessoa, ou que não mereça coisas boas, mas sim que, às vezes, o que aquela pessoa tem para oferecer é muito pouco.
Quando entendi isso, me senti em paz. Eu parei de esperar que as pessoas sempre fossem legais comigo só porque eu fui legal com elas. Isso me fez ver o mundo de uma forma mais leve. Não significa que a gente deve aceitar qualquer tipo de comportamento, mas sim que devemos entender que cada pessoa age de acordo com o que carrega no coração. Nem todo mundo tem a mesma capacidade de demonstrar amor, carinho ou respeito.
Isso não foi fácil para mim, mas fez toda a diferença. Eu aprendi a não me magoar tanto com o que os outros fazem. Quando percebi que muitas vezes o que recebo do outro não tem nada a ver com o que eu dou, mas com o que ele é, eu me libertei da dor de esperar algo que nunca viria.
O meu conselho para você é: aceite o que as pessoas podem dar. Não se machuque esperando mais do que elas conseguem oferecer. Algumas pessoas não sabem como demonstrar afeto ou gratidão, mas isso não é um reflexo de quem você é. Isso tem a ver com o que elas têm por dentro.
E sabe o que acontece quando você para de esperar demais dos outros? Sua vida fica mais tranquila. Você deixa de se decepcionar tanto e começa a valorizar mais o que você tem a oferecer, sem depender da aprovação ou do retorno dos outros. Isso te faz crescer, te faz mais forte e te traz paz.
Lembre-se: cada pessoa dá o que tem, e isso é uma realidade que a gente precisa aceitar. Não porque você merece pouco, mas porque algumas pessoas só conseguem dar o que elas possuem, mesmo que seja pouco. E está tudo bem. O importante é você seguir em frente, sabendo que você fez a sua parte.